Proteção internacional dos Direitos Humanos das pessoas com deficiência

Autores

  • Camilo Stangherlim Ferraresi

DOI:

https://doi.org/10.59237/jurisfib.v9i1.327

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Pessoas com Deficiência, Proteção Internacional

Resumo

O presente trabalho tem por objeto analisar a proteção internacional dos direitos humanos e a Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência e sua recepção nos ordenamentos jurídicos do Brasil e da Argentina. Desta forma, será realizado a contextualização dos direitos humanos a partir da delimitação proposta do conceito, o marco histórico dos direitos humanos no plano internacional, bem como a evolução dos tratados internacionais em matéria de Direitos Humanos das pessoas com deficiência. Diante disso, verificar o ingresso no ordenamento jurídico brasileiro e argentino da Convenção de Nova York.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMPOS, Germán J. Bidart. Teoría general de los derechos humanos. 1.ª ed. reimp. – Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Astrea, 2006.
COMPARATO, Fábio Konder. A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos. 7.ª ed. ver. e atual. – São Paulo: Saraiva, 2010.
DEFICIÊNCIA. Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República. Novos Comentários à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Brasília: 2014.
FERRARESI, Camilo Stangherlim. O Direito ao Lazer da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais na Constituição Federal. São Paulo: Porto de Ideias, 2010.
HERKENHOFF, João Batista. Curso de Direitos Humanos. Aparecida: Santuário, 2011.
NINO, Carlos Santiago. Ética y derechos humanos. 2.ª Ed. ampl. y rev. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Astrea, 2012.
PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 14.ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
________. Direitos humanos e justiça internacional: estudo comparativo dos sistemas interamericano, europeu e africano. 5.ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
RABINOVICH-BERKMAN, Ricardo D. Como se hicieron los derechos humanos? Um viaje por la historia de los principales derechos de las personas. Volumen I – Los derechos existenciales. 1ª Ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Didot, 2013.
SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução: para ampliar o cânone do reconhecimento da diferença e da igualdade. In: Reconhecer para Libertar: Os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão no lazer e turismo: em busca da qualidade de vida. São Paulo: Áurea, 2003.
_______. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 5ª ed. Rio de Janeiro: WVA, 2004.

Downloads

Publicado

2018-02-12