Mudanças no comportamento do consumidor brasileiro após o Código de Defesa do Consumidor

Autores

  • Fabíola Pereira Soares FIB Bauru

DOI:

https://doi.org/10.59237/jurisfib.v10i2.468

Palavras-chave:

Mudanças, Comportamento, CDC

Resumo

Este artigo busca refletir sobre as mudanças no comportamento do consumidor brasileiro nas últimas três décadas por conta do advento, em 1990, da Lei 8.078/90, que abriu caminho para os consumidores brasileiros irem à Justiça quando diante de práticas abusivas e lesivas nas relações de consumo. Para entender como o Brasil percorreu sua história econômica antes da proteção jurídica dos seus cidadãos/consumidores, é necessária uma rápida descrição da formação do país, da construção da cidadania da população e das suas relações comerciais internas (fornecedores e consumidores que aqui atuaram e viveram nos últimos 520 anos), bem como com as demais nações deste e dos outros continentes. Este artigo vem também demonstrar que estamos construindo um entendimento do conceito de cidadania através do Direito, o que o torna da maior relevância e nele imprime a capacidade de atender às necessidades da sociedade brasileira.

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Publicado

2020-12-05