Compliance na Administração Pública
DOI:
https://doi.org/10.59237/jurisfib.v12i12.520Palavras-chave:
Compliance, Administração Pública, Lei AnticorrupçãoResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância do Compliance Público em nosso país, sobretudo com o advento da Lei 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção. Nesse sentido, o programa de compliance apresenta-se como importante mecanismo de gestão, trazendo normas de integridade e conformidade para os atos da Administração Pública. Através dele, são avaliados os riscos dentro de sua estrutura para detectar, prevenir, remediar e punir quebras de integridade.
Downloads
Referências
BRASIL. Controladoria-Geral da União. Guia de Integridade Pública: orientações para a administração pública federal: direta, autárquica e fundacional. Brasília, 2015.
BRASIL. Manual de Programas de Integridade. Orientações para o setor público. CGU. Brasília, julho de 2017.
GIAMUNDO NETO, Giuseppe.; DOURADO, Guilherme Afonso.; MIGUEL, Luiz Felipe Hadlich. Compliance na Administração Pública. In: CARVALHO, André Castro. Manual de Compliance. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020.
MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo Moderno. 21 ed. Belo Horizonte: Fórum, 2018.
Recomendação do Conselho da OCDE sobre Integridade Pública. OCDE.
SOUTO, Marcos Juruena Villela Souto. Direito Administrativo em debate. Rio de Janeiro. Lumen Juris, 2007.
OSÓRIO, Fábio Medina. Direito Administrativo Sancionador. 6a ed., São Paulo: RT, 2014.
POMINI, Anderson. Compliance sobre a perspectiva do governo: uma visão sobre a estrutura da Controladoria-Geral do Município de São Paulo e sua atuação no trabalho preventivo de combate à corrupção. In: CUEVA, Ricardo Vilas Boas; FRAZÃO, Ana (Coord). Compliance Perspectivas e desafios dos programas de conformidade. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2018.
VIEIRA, James Batista. BARRETO, Rodrigo Tavares de Souza. Governança, gestão de riscos e integridade. Brasília: Enap, 2019.