Realities shows como estratégias de comunicação na televisão pública brasileira

Autores

  • Bruno Jareta de Oliveira Faculdades Integradas de Bauru (FIB)

DOI:

https://doi.org/10.59237/multipli.v10i.478

Palavras-chave:

Realities shows, Televisão, TV pública, Linguagem audiovisual, Narrativa

Resumo

Os realities shows ocupam um espaço de destaque na cultura midiática brasileira. Mobilizando enormes audiências em produtos de público geral e em programas de nicho, eles são alternativas que não podem ser ignoradas pelas emissoras públicas em suas estratégias de programação. Buscando responder como os realities podem ser uma opção de conteúdo para TVs públicas no Brasil, este artigo revisa a função social constitucionalmente esperada das emissoras de televisão e, a partir dos estudos de narrativa da semiótica discursiva e de autores que abordam a cultura midiática, examina os defeitos e virtudes dos realities de emissoras privadas. São avaliadas as estruturas narrativas dos programas televisuais conhecidos como realities shows, e os resultados dessas etapas fundamentam uma exploração de exemplos bem-sucedidos de realities em emissoras de natureza pública. Espera-se que este trabalho possa levantar reflexões sobre a linguagem televisiva em estratégias de comunicação pública.

Referências

ANDERSON, C. A Cauda Longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Trad. Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

BARROS, D. L. P. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2005.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BUCCI, E. É possível fazer televisão pública no Brasil? Novos estudos, São Paulo, 2010.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 2000.

MÉDOLA, A.S.D. Televisão digital, mídia expandida por linguagens em expansão. In: SQUIRRA, S.; FECHINE, Y. (orgs.) Televisão digital: desafios para a comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2009.

FECHINE, Y.; CARLÓN, M. (Orgs.). O Fim da Televisão. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2014.

FIORIN, J. L. Elementos de análise do discurso. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005.

ROCHA, D. C. Reality TV e reality show: ficção e realidade na televisão. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação | E-compós, Brasília, v.12, n.3, set./dez. 2009.

SALGADO, J. A cultura empreendedora nos discursos sobre a juventude. Galaxia (São Paulo, Online), n. 25, p. 193-204, jun. 2013.

Downloads

Publicado

2022-09-21

Como Citar

Jareta de Oliveira, B. (2022). Realities shows como estratégias de comunicação na televisão pública brasileira. Revista Multiplicidade, 10. https://doi.org/10.59237/multipli.v10i.478