Realities shows como estratégias de comunicação na televisão pública brasileira
DOI:
https://doi.org/10.59237/multipli.v10i.478Palavras-chave:
Realities shows, Televisão, TV pública, Linguagem audiovisual, NarrativaResumo
Os realities shows ocupam um espaço de destaque na cultura midiática brasileira. Mobilizando enormes audiências em produtos de público geral e em programas de nicho, eles são alternativas que não podem ser ignoradas pelas emissoras públicas em suas estratégias de programação. Buscando responder como os realities podem ser uma opção de conteúdo para TVs públicas no Brasil, este artigo revisa a função social constitucionalmente esperada das emissoras de televisão e, a partir dos estudos de narrativa da semiótica discursiva e de autores que abordam a cultura midiática, examina os defeitos e virtudes dos realities de emissoras privadas. São avaliadas as estruturas narrativas dos programas televisuais conhecidos como realities shows, e os resultados dessas etapas fundamentam uma exploração de exemplos bem-sucedidos de realities em emissoras de natureza pública. Espera-se que este trabalho possa levantar reflexões sobre a linguagem televisiva em estratégias de comunicação pública.
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