Releitura de Contos Arthurianos: desenvolvimento de um livro com ilustrações com foque em uma narrativa clara e moderna
DOI:
https://doi.org/10.59237/multipli.v12i.680Palavras-chave:
Rei Arthur; Narrativa; Ilustrações; Releitura; Design editorial.Resumo
A narrativa do Rei Arthur tem se perdido cada vez mais no tempo, de forma que os contos e a cultura imbuída neles têm se tornado obsoletas. Utilizando do crescimento da popularidade de histórias em quadrinhos, pela rápida e fácil compreensão da narrativa devido as ilustrações, a proposta desenvolvida tem como benefício a facilidade e agilidade na leitura do livro, de forma a não se tornar prolixa e confusa. O objetivo deste projeto consiste em desenvolver um conto de uma figura histórica famosa, o Rei Arthur, de forma dinâmica para um público atual e mais exigente, por meio da releitura das histórias do rei Arthur para criação de um livro de linguagem sincrética, com o argumento de despertar o interesse pela leitura, foram implementadas ilustrações para descreverem as cenas, cenários e personagens, de forma que o texto não seja composto por descrições exageradas.
Referências
ANDRADE, J. P. Z. O Papel da Ilustração no Livro-Ilustrado: Uma Discussão sobre Auto-
nomia da Imagem. Anais do SILEL. Volume 3, número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
ARAUJO, E. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. 2. ed. Rio de Janei-
ro: Lexikon Editora, 2019. 632 p.
ATAÍDE, V. de P. A narrativa de ficção. 3.ed. São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil, 1974.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo, Cultrix; Brasília, INL, 1977.
BAXTER, M. (2000). Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos
(2a). Blucher.
BLOCK, B.A. A narrativa visual: Criando a estrutura visual para cinema, TV e mídias
digitais. 2a Edição. São Paulo: Elsevier, 2010.
BUCHWEITZ, Augusto. HÁBITO de leitura estimula o cérebro e promove benefícios para
a saúde mental. PUCRS. Disponível em: https://www.pucrs.br/blog/habito-de-leitura/.
Acesso em: 9 jun. 2023.
CHAPMAN, B. et al. The Art of Brave. São Francisco, California: Chronicle Books (Ca),
COSTA, H. Estética e semiótica aplicada ao design. 1. ed. São Paulo: Contentus, 2021.
E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 29 nov. 2023.
DINIZ, Luciana Nemer; CANTREVA, Philipe Lopes; AMARAL, Carolline. Ainda usa-
mos carvão! Revista Geometria Gráfica, Recife, Pe, v. 3, n. 1, p. 117-133, jun. 2019. Se-
mestral. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/geometriagrafica/article/
view/241309/32242. Acesso em: 20 jun. 2023.
FILLMANN, M. C. F. Inovação no processo de projeto do design de livro impresso: insumos
pelo design estratégico. Dissertação (mestrado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos,
Programa de Pós-Graduação em Design, 2013.
FUKS, J. A situação da narrativa contemporânea hoje Entrevista com Julián Fuks. [Entre-
vista concedida a] Felício Laurindo Dias. Soletras, Rio de Janeiro, n. 36, p. 273-285, jul.
dez. 2018.
HASLAM, A. O livro e o designer II – Como criar e produzir livros. São Paulo: Edições
Rosari, 2007.
KRUG, F. S. A Importância da leitura na formação do leitor. REI - Revista de Educação
do IDEAU, v. 10, n. 22, p. 1-13, 2015. Disponível em: https://www.getulio.ideau.com.br/
wp-content/files_mf/b80cee602abb950b63a6d6c5cb43df40277_1.pdf. Acesso em: 3 jun. 2023.
LÜDER, R. M. Malhas Tipográficas (Grid Systems). 2005. 35 f. Monografia (Especializa-
ção) - Curso de Artes Visuais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2005.
MALORY, T. A morte de Arthur: rei arthur e os cavaleiros da távola redonda. Tradução
Maria Helena Rouanet. 2. ed. Rio de Janeiro, Rj: Nova Fronteira Participações S.A, 2021.
MONMOUTH, G. A história dos reis da Bretanha. 1a Edição. Belo Horizonte: Barbudânia,
NAKATA, Milton Koji; SILVA, José Carlos Plácido da. Desenho para design: uma contri-
buição do desenho de observação na formação dos designers. Bauru, Sp: Canal6, 2011.
NÊNIO. History of the Britons: história brittonum. Tradução Giles J. A. Cambrigde, Onta-
rio: Createspace Independent Publishing Platform, 2018.
PAZMINO, A. V. Como se cria: 40 métodos para design de produtos. São Paulo: Blucher,
PETTER, M. Linguagem, língua, lingüística. In: FIORIN, J. L. (org.). Introdução à Lingüís-
tica: 1. Objetos teóricos. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2011. p. 11-24.
PULS, Mauricios. Cor ou preto e branco? Razões de uma escolha. Revista Zum, 2016. Dis-
ponível em: <https://revistazum.com.br/radar/cor-ou-pb/>. Acesso em: 25 jun. 2023.
PYLE, H. Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda: edição comentada e ilustrada. Rio
de Janeiro: Clássicos Zahar, 2013.
RAMIRES, P. G.; GONÇALVES, R. B.; CARVALHO, R. A. de. Análise documentária de
literatura ficcional (1978-2020): categorização de documentos e identificação de técnicas e
critérios a partir de uma revisão sistemática realizada na base de dados em ciência da in-
formação (BRAPCI) e na base library & information science abstracts (LISA). Encontros
Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 27, p. 1–41, 2022.
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/84748. Acesso em: 3
jun. 2023.
REIS, D. C. C. A literatura de ficção histórica na construção do conhecimento histórico.
Relatório de Estágio (Mestrado em Ensino do 1.o e 2.o Ciclo do Ensino Básico) -
Universidade do Minho, Braga, 2013. Disponível em: Disponível em: http://hdl.handle.
net/1822/28997. Acesso em: 3 jun. 2023.
SAARTI, J. Consistency of subject indexing of novels by public library professionals and pa-
trons. Journal of documentation, v. 58, n. 1, p. 49-65, 2002. Disponível em: https://www.
emerald.com/insight/cotent/doi/10.1108/00220410210425403/full/html. Acesso em: 3
jun. 2023.
SILVA, O. F. A leitura como resistência. Itinerários: Revista de Literatura, n. 10, 1996. Dis-
ponível em: http://hdl.handle.net/11449/107029.
SOUZA, L. K. S. M. A linguagem utilizada nos livros infanto-juvenis e sua contribuição
para o estreitamento da relação entre leitor e literatura. 2019. 12 f. Monografia (Especiali-
zação) - Curso de Licenciatura em Letras, Uems, Porto de Galinhas, Pernambuco, 2019.
SOUZA, D. S; LIMA, V. R. As partes de um livro. 2007.
WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de
gestão de marca. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
WILLIAMS, R. Design para que não é designer: noções básicas de planejamento visual. GILLON, Laura Karin (trad.). São Paulo: Callis, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 FIB - Faculdades Integradas de Bauru
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.