A Migração da Comunicação Política para o Ambiente Digital: Twitter de Jair Bolsonaro no Segundo Turno das Eleições Presidenciais de 2018
DOI:
https://doi.org/10.59237/multipli.v9i9.432Palavras-chave:
Jair Bolsonaro, Comunicação Política, Eleições 2018, Comunicação Digital, Democracia.Resumo
A comunicação auxiliada pela internet muda os contextos sociais, políticos e institucionais. Assim, no Brasil, em uma das eleições presidências mais polêmicas da história democrática do país, o candidato Jair Bolsonaro se utiliza das mídias sociais e é eleito Presidente da República do Brasil no ano de 2018. A pesquisa apresentou caráter qualitativo, descritivo, exploratório e bibliográfico e pretendeu analisar, por meio do método de Análise de Conteúdo, tweets de Jair Bolsonaro durante o segundo turno, com o objetivo de compreender as estratégias e linguagens utilizadas pelo candidato eleito, como forma de entender as mudanças que o meio digital trouxe à política. Foi constatado a utilização de uma linguagem informal e mais próxima do público, com palavras simples e mensagens curtas. O conteúdo das publicações esteve quase sempre posicionado de acordo com a opinião pública, concordante com o que a maioria das pessoas pensavam e embasados em pesquisas de opinião.
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