Reflexões sobre a apropriação cultural na estrutura mercadológica

Autores

  • Jacqueline Aparecida Gonçalves Fernandes de Castro
  • Isabela Silva Soriano FIB Bauru
  • Julia Garcia Martinão FIB Bauru
  • Victor Ramos Lages da Silva FIB Bauru

DOI:

https://doi.org/10.59237/multipli.v10i.481

Palavras-chave:

Indústria cultural, Apropriação Cultural, Aura, Publicidade.

Resumo

No meio publicitário é comum o uso de pautas sociais e artefatos históricos em propagandas e produtos. Dessa forma, foi realizado estudos e análises com uma abordagem crítica e experimental sobre o tema. Entende-se que na teoria da Indústria Cultural, como consequência nos meios de comunicação, atualmente a vontade de possuir de forma irresistível a Cultura, como um objeto de desejo. A reprodutibilidade técnica é a reprodução industrial e serial de cópias, causando a quebra das tradições sobre o objeto. A reprodução sequencial oprime a Aura, quanto mais industrializado mais distante da originalidade. Como levantamento das referências e denotações do que se tem visto, apropriação é um genocidio histórico, tornando "deles", assim, os criadores originais da cultura são afastados do objeto e sem a integração do pertencer.  Portanto tem-se a necessidade de conscientizar a diferenciação entre divulgar uma cultura e se apropriar dela. Deve-se buscar uma forma de educar e então elucidar a apropriação cultural dentro da publicidade

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Publicado

2021-09-15

Como Citar

Gonçalves Fernandes de Castro, J. A., Silva Soriano, I., Garcia Martinão, J. ., & Ramos Lages da Silva , V. . (2021). Reflexões sobre a apropriação cultural na estrutura mercadológica. Revista Multiplicidade, 10. https://doi.org/10.59237/multipli.v10i.481

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