Bomoko: um curta-metragem documental sobre a música como expressão cultural de um grupo de refugiados congoleses na cidade de São Paulo

Autores

  • Tatiana Leite Coelho Aguiar FIB Bauru

DOI:

https://doi.org/10.59237/multipli.v10i.533

Palavras-chave:

Documentário, Refugiados, Expressão Cultural, Música, Audiovisual.

Resumo

Em um contexto de globalização, os fluxos migratórios se intensificaram e, consequentemente, as trocas culturais decorrentes deles. Tais trocas e fluxos não ocorrem necessariamente de forma pacífica e esse deslocamento forçado afeta cada vez mais indivíduos. Na última década, aproximadamente 100 milhões de pessoas precisaram abandonar seu território de origem em decorrência de perseguições políticas, religiosas, ou raciais, e precisaram reconstruir suas vidas em um novo local. Esse projeto buscou compreender como Hidras, Isaac, Muanda e Leonardo, refugiados da República Democrática do Congo, encontraram na música uma forma de expressão que os permite não só manter contato com suas culturas nativas, mas também conquistar novos espaços no local em que se restabeleceram. A partir do estudo do gênero documental, análise de revisões bibliográficas e pesquisa de documentos, Bomoko surge com o intuito de ampliar a perspectiva sobre pessoas em situação de refúgio, e contribuir para a discussão de temas de urgência social por meio de um produto audiovisual.

Referências

ACNUR. Newsletter UNHCR ACNUR, 2019. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2020/01/ACNUR-Brasil-Newsletter-Agosto-Digital.pdf. Acesso em: jun. 2020.

BAPTISTA, André. Funções da música no cinema: contribuições para a elaboração de estratégias composicionais. Belo Horizonte: EdUFMG, 2007.

BAUMAN, Zigmunt. Globalização: As consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

Blacking, J. (2007). Música, cultura e experiência. Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 16(16), 201-218. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v16i16p201-218

BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. Fundamental Aesthetics of Sound in the Cinema. Nova York: McGraw-Hill, 1985.

CARDIN, Valéria Silva Galdino; SILVA, Flávia Francielle da. Dos direitos culturais e dos direitos humanos: da estigmatização do refugiado à construção do diálogo intercultural, Revista Brasileira de Direito Internacional, Curitiba, v. 2, n. 2, p (78-99), jul. 2016.

CAVALCANTI, L; OLIVEIRA, T.; SILVA, B. G. Relatório Anual 2020 – 2011-2020: Uma

década de desafios para a imigração e o refúgio no Brasil. Série Migrações. Observatório

das Migrações Internacionais; Ministério da Justiça e Segurança Pública/ Conselho Nacional de Imigração e Coordenação Geral de Imigração Laboral. Brasília, DF: OBMigra, 2020.

CHION, Michel. La musique au cinéma. Paris: Librairie Arthème Fayard, 1995.

FARIA, Hamilton; GARCIA, Pedro. Arte e identidade cultural na construção de um mundo solidário. Cadernos de Proposições para o Século XXI, São Paulo, v. 1, mar. 2003.

HALL, Stuart, A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A editora, 1992.

Ianni, Octávio. (2001). Futuros e utopias da Modernidade. Comunicação & Educação, (22), 17-25. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i22p17-25

Ladica, A; Martinez, A., & Batista, S. (2019, junho 4). Identidade cultural dos refugiados. Diálogos Interdisciplinares, 8(3). Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/618.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo. Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

MELO, C. T. V. de. O documentário como gênero audiovisual. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 5, n. 1/2, p. 25–40, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v5i1/2.24168. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24168. Acesso em: 16 set. 2022.

MAFFESOLI, Michel. O Tempo Retorna: formas elementares da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

NICHOLS, Bill, Introdução ao documentário. Campinas, Papirus 2010.

PENAFRIA, Manuela. O filme documentário: história, identidade, tecnologia. Lisboa: Editora Cosmos, 1999.

PENAFRIA, Manuela. O Ponto De Vista No Filme Documentário. Universidade da Beira Interior, 2001.

PUCCINI, Sérgio. Introdução ao roteiro de documentário. DocOn-line, n. 06, p. (173-190), ago. 2009.

PAULA, Tiago Soares, Créditos finais de filmes. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 2018.

RABIGER, Michael. Direção de documentário. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

ROSENTHAL, Alan. Writing, directing, and producing documentary films and videos. Carbondale: Southern Illinois University Press, 1996.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

SOARES, Sérgio. Documentário e roteiro de cinema: da pré-produção à pós-produção, Campinas: EdUnicamp, 2007.

RANGEL, Leandro. A UNESCO e a construção do direito à identidade cultural. In: Ecivitas Revista Científica do Departamento de Ciências Jurídicas, Políticas e Gerenciais do UNI - BH. Belo Horizonte, v. 1, n. 1, nov-2008

WINGSTEDT, Johnny. Narrative Music: Towards and Understanding of Musical Narrative Functions in Multimedia. Luleå: University of Technology Sweden, 2005.

Downloads

Publicado

2021-09-15

Como Citar

Leite Coelho Aguiar, T. . (2021). Bomoko: um curta-metragem documental sobre a música como expressão cultural de um grupo de refugiados congoleses na cidade de São Paulo. Revista Multiplicidade, 10. https://doi.org/10.59237/multipli.v10i.533

Edição

Seção

Projetos Audiovisuais