Bomoko: um curta-metragem documental sobre a música como expressão cultural de um grupo de refugiados congoleses na cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.59237/multipli.v10i.533Palavras-chave:
Documentário, Refugiados, Expressão Cultural, Música, Audiovisual.Resumo
Em um contexto de globalização, os fluxos migratórios se intensificaram e, consequentemente, as trocas culturais decorrentes deles. Tais trocas e fluxos não ocorrem necessariamente de forma pacífica e esse deslocamento forçado afeta cada vez mais indivíduos. Na última década, aproximadamente 100 milhões de pessoas precisaram abandonar seu território de origem em decorrência de perseguições políticas, religiosas, ou raciais, e precisaram reconstruir suas vidas em um novo local. Esse projeto buscou compreender como Hidras, Isaac, Muanda e Leonardo, refugiados da República Democrática do Congo, encontraram na música uma forma de expressão que os permite não só manter contato com suas culturas nativas, mas também conquistar novos espaços no local em que se restabeleceram. A partir do estudo do gênero documental, análise de revisões bibliográficas e pesquisa de documentos, Bomoko surge com o intuito de ampliar a perspectiva sobre pessoas em situação de refúgio, e contribuir para a discussão de temas de urgência social por meio de um produto audiovisual.
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