A influência mediática no filme "O quarto de Jack": uma análise sob a ótica de Vygotsky

an analysis under the perspective of Vygotsky

Autores

  • Elaine Cristina Gomes de Moraes FIB Bauru
  • João Paulo Martins FIB Bauru

DOI:

https://doi.org/10.59237/multipli.v11i.546

Palavras-chave:

Comunicação, Aprendizagem, Mediatização, Meios de comunicação, Cultura

Resumo

A linguagem tem papel fundamental no processo de desenvolvimento cognitivo humano, considerada por Vygotsky o instrumento do pensamento e a forma primária de mediação nas relações humanas. Por outro lado, atualmente se vivencia um contexto permeado pela onipresença dos meios de comunicação, fundamentais para mediar outras formas de interação e ampliar o conhecimento dos indivíduos. Propôs-se, neste estudo, compreender as influências mediáticas no processo de aprendizagem, sob a ótica de Vygotsky, tendo como objeto de análise o filme “O quarto de Jack”. Como procedimentos metodológicos, após a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre a teoria da aprendizagem de Vygotsky e a mediatização, fez-se uma pesquisa descritiva, tendo como critério de análise, as cenas nas quais aparecem, de alguma forma, um meio de comunicação. Como resultados, reitera-se a importância da mediatização, somada à mediação pela linguagem, no processo de aprendizagem através da internalização de novos signos.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Gomes de Moraes, E. C. ., & Martins, J. P. (2022). A influência mediática no filme "O quarto de Jack": uma análise sob a ótica de Vygotsky: an analysis under the perspective of Vygotsky. Revista Multiplicidade, 11. https://doi.org/10.59237/multipli.v11i.546