“Filmes de sala”: uma estratégica pedagógica para o ensino de Direção Audiovisual
DOI:
https://doi.org/10.59237/multipli.v12i.674Palavras-chave:
Audiovisual; Direção; Ensino;Pedagogia.Resumo
Este trabalho apresenta uma estratégia pedagógica direcionada ao ensino-aprendizagem no audiovisual, baseando-se na realização do que chamamos de “filmes de sala” — vídeos curtos, gravados com o celular, realizados e exibidos na sala de aula, na aula. Aplicados na disciplina Direção em Audiovisual I, esses filmes-exercícios aplicam metodologias ativas, que dialogam com os demais métodos empregados para atender a ementa da disciplina.
Referências
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz. Campinas: Papirus, 2008.
FORESTIER, Laurent Le; BARNARD, Timothy; KESSLER, Frank. Montage, Découpage, Mise en scène: essays on film form. Montreal: Caboose, 2021.
LEITE, Sergio Antônio da Silva (org). Afetividade: as marcas do professor inesquecível. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2018.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.
NEVES, V. J. das. MERCANTI, L. B. LIMA, M. T. Metodologias Ativas: perspectivas teóricas e práticas no ensino superior. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.
NORMANHA, Ricardo. As políticas de expansão do ensino superior no Brasil e a formação em cinema e audiovisual. Dialogia, [S. l.], n. 38, p. e19326, 2021. DOI: 10.5585/dialogia.n38.19326. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/19326. Acesso em: 23 out. 2023.
OLIVEIRA JR, Luiz Carlos. A mise en scène no cinema: Do clássico ao cinema de fluxo/ Luiz Carlos Oliveira Jr. – Campinas, SP: Papirus, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 FIB - Faculdades Integradas de Bauru
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.