Projeto para uma Escola Montessori com foco em ensino de línguas eEstrangeiras em Santa Cruz do Rio Pardo-SP

Autores/as

  • Felipe Bravo FIB-Faculdades Integradas de Bauru
  • Juliana Cavalini Lendimuth FIB - Faculdades Integradas de Bauru

DOI:

https://doi.org/10.59237/vertifib.vi2.558

Palabras clave:

Arquitetura escolar, metodologia Montessori, espaços lúdicos

Resumen

Este trabalho apresenta o projeto de uma escola de línguas estrangeiras tendo como partido a pedagogia Montessori. A ideia de desenvolver este projeto se deu, ao observar a falta de escolas projetadas com a metodologia Montessori. Através deste estudo é possível compreender como a arquitetura consegue colaborar com as metodologias de ensino e como os elementos arquitetônicos podem influenciar na aprendizagem. Como base teórica para o projeto, foram abordados os temas da arquitetura educacional, a importância do lúdico nas escolas e a metodologia Montessori. Os procedimentos técnicos realizados incluem a leitura e revisão de bibliografias relacionadas com o tema, como também um estudo de caso com o objetivo de compreender como uma escola de línguas funciona e estudos de referência para compreensão dos espaços escolares em geral. O projeto foi desenvolvido no software ArchiCad. Por fim, este trabalho pretende mostrar a importância dos espaços educacionais serem configurados a partir de projetos arquitetônicos para usos específicos.

Publicado

2022-12-28