Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Directrices para autores/as

1. FORMA E PREPARAÇÃO DOS MANUSCRITO
Os trabalhos enviados à Revista AGROFIB devem ser inéditos e não podem ter sido encaminhados a outro periódico científico ou técnico. Dados publicados na forma de resumos, com mais de 250 palavras, não devem ser incluídos no trabalho.

São considerados, para publicação, os seguintes tipos de trabalho: Artigos Científicos e Notas Científicas.

Os trabalhos publicados na AGROFIB são agrupados em áreas técnicas, cujas principais são: Entomologia, Fisiologia Vegetal, Fitopatologia, Fitotecnia, Fruticultura, Genética, Microbiologia, Nutrição Mineral, Solos e Zootecnia.

O texto deve ser digitado no editor de texto Microsoft Word, em espaço 1,5, fonte Times New Roman, corpo 12, folha formato A4, as páginas devem ser numeradas (no final da página, centralizado) e com margens: superior de 3,0 cm, inferior de 2,0 cm, esquerda 3,0 cm e direita 2,0 cm.

 

2. ORGANIZAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO
A ordenação do artigo deve ser feita da seguinte forma:

Artigos em português - Título, autoria, endereços institucionais e eletrônicos, Resumo, Palavras-chave, título em inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos, Referências.

Artigos em inglês - Título, autoria, endereços institucionais e eletrônicos, Abstract,Keywords, título em português, Resumo, Palavras-chave, Introduction, MaterialsandMethods, ResultsandDiscussion, Conclusions, Acknowledgements, References.

Artigos em espanhol - Título, autoria, endereços institucionais e eletrônicos, Resumen, Palabras clave; título em inglês, Abstract, Keywords, Introducción, Materiales y Métodos, Resultados y Discusión, Conclusiones, Agradecimientos, Referencias.

O título, o resumo e os termos para indexação devem ser vertidos fielmente para o inglês, no caso de artigos redigidos em português e espanhol, e para o português, no caso de artigos redigidos em inglês.

O artigo científico deve ter, no máximo, 10 páginas, incluindo-se as ilustrações (tabelas e figuras).

 

2.1 Título
Deve ser grafado em letras minúsculas, exceto a letra inicial, centralizado e em negrito.

Não deve conter subtítulo, abreviações, fórmulas e símbolos.

2.2 Nomes dos autores
Grafar os nomes dos autores com letra inicial maiúscula, por extenso, separados por ponto e vírgula.

O último sobrenome de cada autor deve ser seguido de um número em algarismo arábico, em forma de expoente, correspondente à chamada de endereço do autor.

2.3 Endereço dos autores
São apresentados abaixo dos nomes dos autores, o nome e o endereço postal completos da instituição e o endereço eletrônico dos autores, indicados pelo número em algarismo arábico, em forma de expoente.

2.4 Resumo
O termo Resumo deve ser alinhado à margem esquerda da página, sem parágrafo, deve ser grafado com letras maiúsculas em negrito.
Deve conter, no máximo, 250 palavras, incluindo números, preposições, conjunções e artigos.
Deve ser elaborado em frases curtas e conter o objetivo, o material e os métodos, os resultados e a conclusão.
Não deve conter citações bibliográficas nem abreviaturas.
O final do texto deve conter a principal conclusão, com o verbo no presente do indicativo.

2.4.1 Palavras-chave
A expressão Palavras-chave, seguida de dois-pontos, deve ser grafada em letras minúsculas, exceto a letra inicial e em negrito.
Devem ser separados por ponto e iniciados com letra minúscula.
Devem ser no mínimo três e no máximo seis, considerando-se que uma palavra-chave pode possuir duas ou mais palavras.Não devem conter palavras que componham o título.

2.5 Introdução
A palavra Introdução deve ser alinhada à margem esquerda da página, sem parágrafo, estar separada por um espaço, e letras maiúsculas em negrito.
Deve apresentar a justificativa para a realização do trabalho, situar a importância do problema científico a ser solucionado e estabelecer sua relação com outros trabalhos publicados sobre o assunto.
O último parágrafo deve expressar o objetivo de forma coerente com o descrito no início do Resumo.

2.6 Material e Métodos
A expressão Materiais e métodos deve ser deve ser alinhada à margem esquerda da página, sem parágrafo, estar separada por um espaço, e letras maiúsculas em negrito.
Deve ser organizado, de preferência, em ordem cronológica.
Deve apresentar a descrição do local, a data e o delineamento do experimento, e indicar os tratamentos, o número de repetições e o tamanho da unidade experimental.
Deve conter a descrição detalhada dos tratamentos e variáveis.
Deve-se evitar o uso de abreviações ou as siglas.
Os materiais e os métodos devem ser descritos de modo que outro pesquisador possa repetir o experimento.
Devem ser evitados detalhes supérfluos e extensas descrições de técnicas de uso corrente.
Deve conter informação sobre os métodos estatísticos e as transformações de dados.
Deve-se evitar o uso de subtítulos; quando indispensáveis grafá-los em negrito, com letras minúsculas, exceto a letra inicial, na margem esquerda da página.

2.7 Resultados e Discussão
A expressão Resultados e Discussão deve ser alinhada à margem esquerda da página, sem parágrafo, estar separada por um espaço, e letras maiúsculas em negrito.
Todos os dados apresentados em tabelas ou figuras devem ser discutidos.
As tabelas e figuras são citadas e apresentadas sequencialmente.
Os dados das tabelas e figuras não devem ser repetidos no texto, mas discutidos em relação aos apresentados por outros autores.
Evitar o uso de nomes de variáveis e tratamentos abreviados.
Dados não apresentados não podem ser discutidos.
Não deve conter afirmações que não possam ser sustentadas pelos dados obtidos no próprio trabalho ou por outros trabalhos citados.
As chamadas às tabelas ou às figuras devem ser feitas no final da primeira oração do texto em questão; se as demais sentenças do parágrafo referirem-se à mesma tabela ou figura, não é necessária nova chamada.
Não apresentar os mesmos dados em tabelas e em figuras.
As novas descobertas devem ser confrontadas com o conhecimento anteriormente obtido.

2.8 Conclusões
O termo Conclusões deve ser deve ser alinhado à margem esquerda da página, sem parágrafo, estar separado por um espaço, e letras maiúsculas em negrito.
Devem ser apresentadas em frases curtas, sem comentários adicionais, com o verbo no presente do indicativo.
Devem ser elaboradas com base no objetivo do trabalho.
Não podem consistir no resumo dos resultados.
Devem apresentar as novas descobertas da pesquisa.
Poderá apresentar sugestões de novas linhas de estudo.
Não deve apresentar citações ou interpretações de outros autores.

2.9 Agradecimentos (opcional)
A palavra Agradecimentos deve ser alinhada à margem esquerda da página, sem parágrafo, estar separada por um espaço, e letras maiúsculas em negrito.
Devem ser breves e diretos, iniciando-se com Ao, Aos, À ou Às (pessoas ou instituições).
Devem conter o motivo do agradecimento.

2.10 Referências
A palavra Referências deve ser alinhada à margem esquerda da página, sem parágrafo, estar separada por um espaço, e letras maiúsculas em negrito.
Devem estar alinhadas à esquerda, em espaço simples, e espaço automático entre elas.
Devem ser de fontes atuais e preferencialmente de periódicos.
Devem ser normalizadas de acordo com a NBR 6023 da ABNT, com as adaptações descritas a seguir.
Devem ser apresentadas em ordem alfabética dos nomes dos autores, o sobrenome, em caixa alta, seguido do prenome, abreviado, separados por ponto-e-vírgula, sem numeração.
Devem apresentar os nomes de todos os autores da obra.
Devem conter os títulos das obras ou dos periódicos grafados em negrito.
Devem conter somente a obra consultada, no caso de citação de citação.

2.10.1 Redação das citações dentro de parênteses
Citação com um autor: sobrenomeredigido em caixa alta, seguido de vírgula e ano de publicação.
Citação com dois autores: sobrenomesredigidos em caixa alta, separados por ponto e vírgula (";" ), seguidos de vírgula e ano de publicação.
Citação com mais de três autores: sobrenome do primeiro autor redigido em caixa alta, seguido da expressão et al., em fonte normal, vírgula e ano de publicação.
Citação de mais de uma obra: deve obedecer à ordem cronológica e em seguida à ordem alfabética dos autores.
Citação de mais de uma obra dos mesmos autores: os nomes destes não devem ser repetidos; colocar os anos de publicação separados por vírgula.
Citação de citação: sobrenome do autor e ano de publicação do documento original, seguido da expressão “citado por” e da citação da obra consultada.
Deve ser evitada a citação de citação, pois há risco de erro de interpretação; no caso de uso de citação de citação, somente a obra consultada deve constar da lista de referências.

2.10.2 Redação das citações fora de parênteses
Citações com os nomes dos autores incluídos na sentença: deve ser redigida em caixa baixa, exceto a primeira letra. Quando houver dois autores devem ser separados pela vogal “e”seguido do ano da publicação entre parênteses. Citação com mais de três autores, sobrenome do primeiro autor redigido em caixa baixa, exceto a primeira letra, seguido da expressão et al., em fonte normal e ano de publicação entre parênteses.

2.11 Fórmulas, expressões e equações matemáticas
Devem ser iniciadas à margem esquerda da página e apresentar tamanho padronizado da fonte Times New Roman.
Não devem apresentar letras em itálico ou negrito, à exceção de símbolos escritos convencionalmente em itálico.

2.12 Tabelas
As tabelas devem ser numeradas seqüencialmente, com algarismo arábico, e apresentadas no corpo do texto após sua citação.
Devem ser auto-explicativas.
Seus elementos essenciais são: título, cabeçalho, corpo (colunas e linhas) e coluna indicadora dos tratamentos ou das variáveis.
O título, com ponto no final, deve ser precedido da palavra Tabela, em negrito; deve ser claro, conciso e completo; deve incluir o nome (vulgar ou científico) da espécie e das variáveis dependentes.
No cabeçalho, os nomes das variáveis que representam o conteúdo de cada coluna devem ser grafados por extenso; se isso não for possível, explicar o significado das abreviaturas no título.
Todas as unidades de medida devem ser apresentadas segundo o Sistema Internacional de Unidades.
Nas colunas de dados, os valores numéricos devem ser alinhados pelo último algarismo.
Devem ser usados fios horizontais para separar o cabeçalho do título, e do corpo; usá-los ainda na base da tabela, para separar o conteúdo dos elementos complementares. Fios horizontais adicionais podem ser usados dentro do cabeçalho e do corpo; não usar fios verticais.
As tabelas devem ser editadas em arquivo Word.

2.13 Figuras
São consideradas figuras: gráficos, desenhos, mapas e fotografias usados para ilustrar o texto.
Só devem acompanhar o texto quando forem absolutamente necessárias à documentação dos fatos descritos.
O título da figura, sem negrito, deve ser precedido da palavra Figura, do número em algarismo arábico, e do ponto, em negrito.
Devem ser auto-explicativas.
A legenda (chave das convenções adotadas) deve ser incluída no corpo da figura, no título, ou entre a figura e o título.
Nos gráficos, as designações das variáveis dos eixos X e Y devem ter iniciais maiúsculas, e devem ser seguidas das unidades entre parênteses.
Figuras não-originais devem conter, após o título, a fonte de onde foram extraídas; as fontes devem ser referenciadas.}
O crédito para o autor de fotografias é obrigatório, como também é obrigatório o crédito para o autor de desenhos e gráficos que tenham exigido ação criativa em sua elaboração.
As unidades, a fonte (Times New Roman) e o corpo das letras em todas as figuras devem ser padronizados.
Os pontos das curvas devem ser representados por marcadores contrastantes, como: círculo, quadrado, triângulo ou losango (cheios ou vazios).
Os números que representam as grandezas e respectivas marcas devem ficar fora do quadrante.
As curvas devem ser identificadas na própria figura, evitando o excesso de informações que comprometa o entendimento do gráfico.
Devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução gráfica e medir 8,5 ou 17,5 cm de largura.
Devem ser gravadas nos programas Word, Excel ou Corel Draw, para possibilitar a edição em possíveis correções.
No caso de gráfico de barras e colunas, usar escala de cinza (exemplo: 0, 25, 50, 75 e 100%, para cinco variáveis).
Não usar negrito nas figuras.
As figuras na forma de fotografias devem ter resolução de, no mínimo, 300 dpi e ser gravadas em arquivos extensão TIF, separados do arquivo do texto.
Evitar usar cores nas figuras; as fotografias, porém, podem ser coloridas.

2.14 Notas Científicas
Notas científicas são breves comunicações, cuja publicação imediata é justificada, por se tratar de fato inédito de importância, mas com volume insuficiente para constituir um artigo científico completo.

2.14.1 Apresentação de Notas Científicas
A ordenação da Nota Científica deve ser feita da seguinte forma: título, autoria (com as chamadas para endereço dos autores), Resumo, Palavras-chave, título em inglês, Abstract, Keywords, texto propriamente dito (incluindo introdução, material e métodos, resultados e discussão, e conclusão, sem divisão), Referências.
As normas de apresentação da Nota Científica são as mesmas do Artigo Científico, exceto nos seguintes casos:

Resumo com 100 palavras, no máximo.

Deve apresentar, no máximo, 15 referências e duas ilustrações (tabelas e figuras).

 

3. OUTRAS INFORMAÇÕES
Não há cobrança de taxa de publicação.
Os manuscritos aprovados para publicação são revisados por no mínimo dois especialistas.
O editor e a assessoria científica reservam-se o direito de solicitar modificações nos artigos e de decidir sobre a sua publicação.
São de exclusiva responsabilidade dos autores as opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos.

Artigos

Política padrão de seção

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.