Holding Empresarial – Abordagem de Resultado: patrimonial, tributária e sucessória

Authors

  • Carlos Henrique Carobino FIB Bauru
  • Guilherme Augusto Sanches FIB Bauru

DOI:

https://doi.org/10.59237/fibinova.v3i3.686

Keywords:

Holding. Gestão patrimonial. Planejamento tributário. Sucessão patrimonial.

Abstract

O presente estudo amparou-se na metodologia do estudo de caso do empresário “A”, com o objetivo de conhecer a viabilidade da criação dessa empresa, especificar o contexto empresarial alvo do estudo, comparando-se os custos inerentes as pessoas físicas com aqueles determinados às pessoas jurídicas.

Apesar dessa modalidade de estrutura empresarial estar previsto desde 1976, amparado pela Lei 6404 (S/As) Artigo 2º § 3º, ainda não é uma modalidade de adoção genérica entre os empresários, por conta da complexidade do assunto e pouco conhecimento dos empresariados sobre esse modelo.

O estudo revela que existe viabilidade nesse projeto e que existem vantagens nesse contexto da constituição de uma empresa na modalidade de holding, mas alerta das devidas desvantagens e desafios a serem enfrentados pelo empresariado que assim optar.

Por fim, destaca-se que o resultado obtido, deve ser considerado de forma individualizada ao estudo de caso efetuado, devendo ser avaliado com as adequações de cada caso em especifico.

Author Biographies

Carlos Henrique Carobino, FIB Bauru

Mestre em Administração de Serviços de Turismo; Faculdades Integradas de Bauru, Bauru-SP

Guilherme Augusto Sanches, FIB Bauru

Especialista em Auditoria, Controladoria e Finanças pela Faculdade Integradas de Bauru (FIB) Bauru. 2019.

Published

2023-12-21