Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição necessita ser original e inédita, e não deve estar sendo avaliada por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão deve estar em Microsoft Word. Formato A4, Fonte Times New Roman, Tamanho 12
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos metodológicos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Template

Organização do Artigo Científico

A ordenação do artigo deve ser feita da seguinte forma:
- Título, Título em inglês, autoria, endereços institucionais e eletrônicos, Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução, Fundamentação Teórica, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Referências, tabelas e figuras.
- O título, o resumo e os termos para indexação devem ser vertidos fielmente para o inglês.
- O texto deve estar redigido em português, com no mínimo 15 e no máximo 20 laudas, observada a ortografia oficial, incluindo-se resumos, referências bibliográficas e ilustrações (tabelas e figuras), que devem ser limitadas a seis, sempre que possível. A revista adota as seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas:

  1. a) artigo de periódico NBR 6022/03;
  2. b) resumo NBR 6028/03;
  3. c) referências NBR 6023/18;
  4. d) citações NBR 10520/02;
  5. e) numeração progressiva NBR 6024/12.

Título (língua original)
Deve representar o conteúdo e o objetivo do trabalho e ter no máximo 15 palavras, incluindo-se os artigos, as preposições e as conjunções.

Texto deve ser grafado em letras maiúsculas, negrito, centralizado.

Evitar utilizar termos genéricos como efeito ou influência.

Não deve conter nome científico, exceto de espécies pouco conhecidas; neste caso, apresentar somente o nome binário.

Não deve conter subtítulo, abreviações, fórmulas e símbolos.

As palavras do título devem facilitar a recuperação do artigo por índices desenvolvidos por bases de dados que catalogam a literatura.

Abaixo do título em língua original, deve-se seguir o título do artigo em inglês, na mesma formatação do apresentado na língua original.

Nomes dos autores
Grafar os nomes dos autores com letra inicial maiúscula, por extenso, centralizado, em negrito. Abaixo do nome de cada autor, devem ser apresentados os itens, conforme segue.

Titulação, instituição e endereço dos autores
São apresentados abaixo dos nomes dos autores: a titulação; o nome da instituição (vínculo atual, por extenso), cidade da instituição, sigla do estado, país (por extenso); endereço eletrônico do autor. Grafar com letra inicial maiúscula, por extenso, centralizado, sem negrito.

Resumo
O termo Resumo deve ser grafado em letras maiúsculas, na margem esquerda, em negrito. O texto deve ter os devidos itens e subitens do desenvolvimento do trabalho (introdução, objetivo, o material e os métodos, os resultados e a conclusão), não numerados. Deve ser elaborado com frases curtas e conter, no máximo, 200 palavras, incluindo números, preposições, conjunções e artigos. Não deve conter citações bibliográficas nem abreviaturas. A conclusão deve ser apresentada com o verbo no presente do indicativo. Times New Roman 12, espaço simples, justificado.

Palavras-chave
O termo Palavras-chave deve ser seguido de dois-pontos, grafado em letras minúsculas, exceto a letra inicial, Times New Roman 12, em negrito, alinhado à esquerda. 

Devem ser separados por vírgula e iniciados com letra maiúscula.

Devem ser no mínimo três e no máximo seis, considerando-se que uma palavra-chave pode possuir duas ou mais palavras.

Não devem conter palavras que componham o título.

Devem, preferencialmente, ser termos contidos no Índice de Assuntos da base SciELO (http://www.scielo.br).}
Palavras-chave: Palavra 1, Palavra 2, Palavra 3, Palavra 4, Palavra 5, Palavra 6.

 Abstract
The term Abstract must be written in capital letters, in the left margin, in bold. The text must have the appropriate items and sub-items of the development of the work (introduction, objective, material and methods, results and conclusion), not numbered. It must be prepared with short sentences and contain a maximum of 200 words, including numbers, prepositions, conjunctions and articles. It must not contain bibliographic citations or abbreviations. The conclusion must be presented with the verb in the present tense. Times New Roman 12, single spaced, justified.

They must not contain words that make up the title.

They should, preferably, be terms contained in the Subject Index of the SciELO database (http://www.scielo.br).

Keywords: Word 1, Word 2, Word 3, Word 4, Word 5,  Word 6.

1. INTRODUÇÃO
A palavra Introdução deve ser alinhada à esquerda, grafada com letras maiúsculas, em negrito, Times New Roman 12.

Deve ocupar, no máximo, duas páginas. Apresentar uma introdução (com definição clara dos objetivos do texto), justificativa para a realização do trabalho, metodologia, análise/discussão dos resultados e conclusões/considerações finais. Situar a importância do problema científico a ser solucionado e estabelecer sua relação com outros trabalhos publicados sobre o assunto.

O último parágrafo deve expressar o objetivo de forma coerente com o descrito no início do Resumo.

Para projetos que contemplem metodologias envolvam quaisquer tipos de interação com seres humanos é importante que se mencione a aprovação por Comitê de Ética.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Exposição teórica-conceitual sobre a temática do artigo, a partir de pesquisa bibliográfica de autores referência no assunto.

3. MATERIAIS E MÉTODOS
A expressão Material e Métodos deve ser alinhada à esquerda, grafada em letras maiúsculas, em negrito, Times New Roman 12. 

Devem ser descritos de modo que outro pesquisador possa repetir o experimento.

O item deve ser organizado, de preferência, em ordem cronológica e apresentar a descrição do local, a data e o delineamento do experimento, e conter a descrição detalhada dos tratamentos e variáveis, o número de repetições e o tamanho da unidade experimental.

Devem ser evitados detalhes supérfluos e extensas descrições de técnicas de uso corrente.

Deve conter informação sobre os métodos estatísticos e as transformações de dados.

Deve-se evitar o uso de abreviações ou as siglas, bem como o uso de subtítulos; quando indispensáveis, os subtítulos devem ser grafados em negrito, com letras minúsculas, exceto a letra inicial, na margem esquerda da página.

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
A expressão Resultados e Discussão deve ser alinhada à esquerda, grafada em negrito, com letras maiúsculas, Times New Roman 12.

Deve ocupar quatro páginas, no máximo.

As tabelas e figuras são citadas sequencialmente. Os dados das tabelas e figuras não devem ser repetidos no texto, mas todos devem discutidos. Dados não apresentados não podem ser discutidos.

Não deve conter afirmações que não possam ser sustentadas pelos dados obtidos no próprio trabalho ou por outros trabalhos citados.

Evitar o uso de nomes de variáveis e tratamentos abreviados.

As chamadas às tabelas ou às figuras devem ser feitas no final da primeira oração do texto em questão; se as demais sentenças do parágrafo referirem-se à mesma tabela ou figura, não é necessária nova chamada.

Não apresentar os mesmos dados em tabelas e em figuras.

As novas descobertas devem ser confrontadas com o conhecimento anteriormente obtido.

5. CONCLUSÕES
O termo Conclusões deve ser alinhado à esquerda, grafado em negrito, com letras maiúsculas, Times New Roman.

Devem ser elaboradas com base no objetivo do trabalho e apresentadas em frases curtas, sem comentários adicionais, com o verbo no presente do indicativo.

Devem apresentar as novas descobertas da pesquisa e não podem consistir no resumo dos resultados.

Devem ser numeradas e no máximo cinco.

REFERÊNCIAS
A palavra Referências deve ser alinhada à esquerda, grafada em negrito, com letras minúsculas, Times New Roman.

Devem ser de fontes atuais e de periódicos: pelo menos 70% das referências devem ser dos últimos 10 anos e 70% de artigos de periódicos.

Devem apresentar os nomes de todos os autores da obra e ser apresentadas em ordem alfabética dos nomes dos autores, separados por ponto-e-vírgula, sem numeração.

Devem conter os títulos das obras ou dos periódicos grafados em negrito.

Devem conter somente a obra consultada, no caso de citação de citação.

Todas as referências devem registrar uma data de publicação, mesmo que aproximada.

Devem ser trinta, no máximo.

Devem ser normalizadas de acordo com a NBR 6023/18 da ABNT.

Outras orientações metodológicas

 Citações
Não são aceitas citações de resumos, comunicação pessoal, documentos no prelo ou qualquer outra fonte, cujos dados não tenham sido publicados.

A autocitação deve ser evitada.

Devem ser normalizadas de acordo com a NBR 10520 da ABNT.

Redação das citações dentro de parênteses
Citação com um autor: sobrenome grafado com a primeira letra maiúscula, seguido de vírgula e ano de publicação.

Citação com dois autores: sobrenomes grafados com a primeira letra maiúscula, separados pelo "e" comercial (&), seguidos de vírgula e ano de publicação.

Citação com mais de dois autores: sobrenome do primeiro autor grafado com a primeira letra maiúscula, seguido da expressão et al., em fonte normal, vírgula e ano de publicação.

Citação de mais de uma obra: deve obedecer à ordem cronológica e em seguida à ordem alfabética dos autores.

Citação de mais de uma obra dos mesmos autores: os nomes destes não devem ser repetidos; colocar os anos de publicação separados por vírgula.

Citação de citação: sobrenome do autor e ano de publicação do documento original, seguido da expressão 'citado por' e da citação da obra consultada.

Deve ser evitada a citação de citação, pois há risco de erro de interpretação; no caso de uso de citação de citação, somente a obra consultada deve constar da lista de referências.

Redação das citações fora de parênteses
Citações com os nomes dos autores incluídos na sentença: seguem as orientações anteriores, com os anos de publicação entre parênteses; são separadas por vírgula.

Fórmulas, expressões e equações matemáticas
Devem ser iniciadas à margem esquerda da página e apresentar tamanho padronizado da fonte Times New Roman.

Não devem apresentar letras em itálico ou negrito, à exceção de símbolos escritos convencionalmente em itálico.

Tabelas
As tabelas devem ser numeradas sequencialmente, com algarismo arábico, e apresentadas em folhas separadas, no final do texto, após as referências. Devem ser autoexplicativas.

Seus elementos essenciais são: título, cabeçalho, corpo (colunas e linhas) e coluna indicadora dos tratamentos ou das variáveis.

Os elementos complementares são: notas-de-rodapé e fontes bibliográficas.

O título, com ponto no final, deve ser precedido da palavra Tabela, em negrito; deve ser claro, conciso e completo; deve incluir o nome (vulgar ou científico) da espécie e das variáveis dependentes.

No cabeçalho, os nomes das variáveis que representam o conteúdo de cada coluna devem ser grafados por extenso; se isso não for possível, explicar o significado das abreviaturas no título ou nas notas-de-rodapé.

Todas as unidades de medida devem ser apresentadas segundo o Sistema Internacional de Unidades.

Nas colunas de dados, os valores numéricos devem ser alinhados pelo último algarismo.

Nenhuma célula (cruzamento de linha com coluna) deve ficar vazia no corpo da tabela; dados não apresentados devem ser representados por hífen, com uma nota-de-rodapé explicativa.

Na comparação de médias de tratamentos são utilizadas, no corpo da tabela, na coluna ou na linha, à direita do dado, letras minúsculas ou maiúsculas, com a indicação em nota-de-rodapé do teste utilizado e a probabilidade.

Devem ser usados fios horizontais para separar o cabeçalho do título, e do corpo; usá-los ainda na base da tabela, para separar o conteúdo dos elementos complementares. Fios horizontais adicionais podem ser usados dentro do cabeçalho e do corpo; não usar fios verticais.

As tabelas devem ser editadas em arquivo Word, usando os recursos do menu Tabela; não fazer espaçamento utilizando a barra de espaço do teclado, mas o recurso recuo do menu Formatar Parágrafo.

Notas de rodapé das tabelas

Notas de fonte: indicam a origem dos dados que constam da tabela; as fontes devem constar nas referências.

Notas de chamada: são informações de caráter específico sobre partes da tabela, para conceituar dados. São indicadas em algarismo arábico, na forma de expoente, entre parênteses, à direita da palavra ou do número, no título, no cabeçalho, no corpo ou na coluna indicadora. São apresentadas de forma contínua, sem mudança de linha, separadas por ponto.

Para indicação de significância estatística, são utilizadas, no corpo da tabela, na forma de expoente, à direita do dado, as chamadas ns (não-significativo); * e ** (significativo a 5 e 1% de probabilidade, respectivamente).

Figuras
São consideradas figuras: gráficos, desenhos, mapas e fotografias usados para ilustrar o texto. Devem ser autoexplicativas. Só devem acompanhar o texto quando forem absolutamente necessárias à documentação dos fatos descritos.

A palavra Figura deve ser grafada em maiúsculas, letra tamanho 10, entrelinhas simples, em negrito, com o número em algarismo arábico seguido de dois pontos (:) e do título da figura, sem negrito.

Na parte inferior à figura inclua a palavra Fonte, seguida de dois pontos (:), grafada em maiúsculas, letra tamanho 10, entrelinhas simples, em negrito, seguida do nome dos autores e ano.

A legenda (chave das convenções adotadas) deve ser incluída no corpo da figura, no título, ou entre a figura e o título.

Nos gráficos, as designações das variáveis dos eixos X e Y devem ter iniciais maiúsculas, e devem ser seguidas das unidades entre parênteses.

Figuras não-originais devem conter, após o título, a fonte de onde foram extraídas; as fontes devem ser referenciadas.

É obrigatório o crédito para o autor de fotografias, de desenhos e de gráficos que tenham   exigido ação criativa em sua elaboração.

As unidades, a fonte (Times New Roman) e o corpo das letras em todas as figuras devem ser padronizados.

Os pontos das curvas devem ser representados por marcadores contrastantes, como: círculo, quadrado, triângulo ou losango (cheios ou vazios).

Os números que representam as grandezas e respectivas marcas devem ficar fora do quadrante.

As curvas devem ser identificadas na própria figura, evitando o excesso de informações que comprometa o entendimento do gráfico.

Devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução gráfica e medir 8,5 ou 17,5 cm de largura.

Devem ser gravadas nos programas Word, Excel ou Corel Draw, para possibilitar a edição em possíveis correções.

Usar fios com, no mínimo, 3/4 ponto de espessura.

No caso de gráfico de barras e colunas, usar escala de cinza (exemplo: 0, 25, 50, 75 e 100%, para cinco variáveis).

Não usar negrito nas figuras.

As figuras na forma de fotografias devem ter resolução de, no mínimo, 300 dpi e ser gravadas em arquivos extensão TIF, separados do arquivo do texto.

Evitar usar cores nas figuras; as fotografias, porém, podem ser coloridas.

Outras informações
Não há cobrança de taxa de publicação.

São de exclusiva responsabilidade dos autores as opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos.

Os trabalhos aceitos não podem ser reproduzidos, mesmo parcialmente, sem o consentimento expresso do editor da Revista FIBinova.

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