Estratégias de Aprendizado Tangencial aplicadas em um jogo de Modelagem 3D para Animação
DOI:
https://doi.org/10.59237/multipli.v12i.660Palavras-chave:
Modelagem 3D, Aprendizagem Tangencial, Modelagem para Animação, Jogo DigitalResumo
Este trabalho consistiu em desenvolver um protótipo de jogo para computador com intuito de facilitar o aprendizado sobre práticas corretas de modelagem 3D para Animação. A abordagem do aprendizado tangencial foi utilizada, já que ela consiste em ensinar como consequência de uma experiência divertida, impulsionando o jogador a buscar além do material contido no jogo. No caso do projeto, utilizou-se fontes de ensino sobre modelagem 3D para animação para a elaboração das fases, levando dois momentos ao jogador: aprender para a resolução da fase, e um modo desafio da mesma fase. Dentre os motores de jogos disponíveis no mercado, foi escolhido a Unity devido a uma afinidade pessoal com o método de desenvolvimento de jogos que a própria apresenta. O resultado foi uma das três fases em uma versão reduzida explicando conceitos chave de modelagem 3D para animação, possuindo apenas o modo aprendizado. Futuramente, após finalizar a implementação do modo desafio, serão realizados testes com um número arbitrário de jogadores para avaliar a diversão e o ensino tangencial percebidos por diferentes perfis. A métrica utilizada para avaliar o aspecto divertido de cada fase será a disposição espontânea e voluntária do jogador em tentar concluir o desafio ao menos uma vez em cada fase.
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