O Processo das Cápsulas de Café Nespresso e o desdobramento para Logística Reversa

Autores/as

  • Jacqueline Aparecida Gonçalves Fernandes de Castro FIB
  • Marco Antonio Gandolfo Rodrigues FIB
  • Tatiene Coelho Martins Trevisanuto FIB
  • Luiz Alberto Stephan Junior

DOI:

https://doi.org/10.59237/fibinova.v3i3.677

Palabras clave:

Cadeia de trabalho; Reciclagem; Logística reversa; Ciclo de vida do produto

Resumen

O brasileiro é o segundo maior consumidor de café do mundo e que de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café ABIC, o consumo tem aumentado, representando cerca de 10% do consumo mundial. Dessa forma as preocupações com os resíduos de plástico aumentaram muito, devido ao desperdício de plástico adicional, por isso justifica-se a escolha da capsula ser da Nespresso, pois é de alumínio por completo. Objetiva-se entender a cadeia de trabalho e o processo das capsulas de café, as soluções propostas pela NESPRESSO, e com o desdobramento entender a logística reversa deles. Para assim, detectar o quanto contribui a cápsula NESPRESSO ao meio ambiente, já que se tem maior quantidade de material descartado e a pouca importância dada à reciclagem frente às atividades ou políticas da empresa, além da necessidade da separação dos componentes ao processo de reciclagem. A pesquisa demonstra o dever de toda e qualquer empresa ter responsabilidades sobre todo o ciclo de vida de sua produção, ou seja, tem muito a ser efetuado sobre este assunto.  

Biografía del autor/a

Jacqueline Aparecida Gonçalves Fernandes de Castro, FIB

É docente na FIB/Bauru, foi Coordenadora de Design de Moda, da USC/Bauru-SP. É Doutora pela FEC/UNICAMP (Arquitetura e Construção), possui mestrado pela UNESP - Design (Planejamento de produto, 2007). Foi coordenadora, construtora e organizadora da pós lato-sensu de Meios em Design de Superfície e Imagem e Moda - USC. Foi Revisora do Enade de 2015 e elaboradora do Enade 2018. Pertence ao grupo de pesquisa LaFormA - Laboratório de estudos da Forma Arquitetônica – UNICAMP. Trabalhou como professora substituta em Engenharia Civil, Arquitetura, Design, Design de Moda e Matemática. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: Formas de criação por meio da Gestalt e da Semiótica, Desenho Geométrico, Geometria Descritiva, Design de Moda, Programação Visual em Geral, Meios de Expressão e Desenho Técnico, Identidade Visual, Design de Superfície e Linguagem Arquitetônica. Faz parte do Comitê Científico do Periódico Educação Gráfica, fez parte do Comitê Científico do Décimo Terceiro Colóquio de Moda e Oitavo Congresso Internacional de Moda. Também possui vários trabalhos técnicos na área de representação gráfica, design de interiores e produto (utilidades domésticas, vestimentas, acessórios, objetos decorativos, embalagens, revistas e livros). Fez parte da organização do Ndesign 2018 e do Jovens Designers (Bauru), 2018.

Marco Antonio Gandolfo Rodrigues, FIB

Especialista em Engenharia de Produção, graduado em Administração,Tecnólogo em Logística, Tecnólogo em Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Docente dos cursos de Administração, Tecnologia em Recursos Humanos e Engenharia de Produção das Faculdades Integradas de Bauru.

Tatiene Coelho Martins Trevisanuto, FIB

Possui graduação em Administração - Instituição Toledo de Ensino (2004), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2010) e Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2017), professora e pesquisadora institucional das Faculdades Integradas de Bauru. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Materiais e Logística, Empreendedorismo e Metodologia da Pesquisa. Atuou como Orientador Bolsa EXP-SA CNPq no Programa ALI - Agente Local de Inovação, no período compreendido de 01/09/2021 a 01/09/2022. Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP nomeada pela Portaria n.º 612 DOU n.º 135 de 16/07/2018. 

Luiz Alberto Stephan Junior

Mestre em Engenharia de Produção, Bacharel em Administração, docente dos cursos de Administração e Engenharia de Produção das Faculdades Integradas de Bauru.

Publicado

2023-12-22